EP 67 | Metabolismo Parte 1: E se não for somente fome? A importância da hidratação

jun 28, 2024

Disponível nas plataformas:

Hoje começo uma série sobre metabolismo. Vamos começar a aprender como o corpo funciona, porque o bom e velho calorias que entram e calorias que saem nem sempre funciona lá tão bem. 

Mas e se não for somente fome? O foco deste episódio será a hidratação.

Ao longo desse mês vamos aprender o que significa ter metabolismos lento, o que influi em disfunção metabólica, acúmulo de gordura, perda de peso, equilíbrio energético, tudo com o objetivo de te dar ferramentas para que você possa usar  seu corpo e os processos fisiológicos a seu favor e não contra você. 

Vamos aprender o que significa ter ou não flexibilidade metabólica, e o que isso quer dizer. Eu quero te ensinar a ter saúde e a pensar para que você não fique vítima de gurus da dieta e saiba tomar decisões que funcionem para o seu corpo hoje e sempre. 

Nosso objetivo é longevidade, é ter saúde até o último suspiro.  E para isso precisamos ter saúde metabólica. 

O que a urina analises mostra? 

Onde encontrar o kit que eu uso: https://amzn.to/3zkuKWL 

Leucócitos (LEU): Testam os glóbulos brancos que combatem doenças na sua urina.

Nenhuma mudança de cor significa que não há indicação de presença de leucócitos. Um teste positivo produzirá uma cor roxa, e a gravidade da presença de leucócitos é indicada pelo tom de roxo. No dia seguinte a uma sessão de treinamento difícil, quaisquer resultados positivos indicam uma recuperação inadequada. Ou seja, indicação que hoje você deveria pegar leve… 

Se você não fez nada particularmente difícil e ainda obteve um teste positivo, isso provavelmente sugere o início de doença (vírus, bacteriana). Seria bom pegar leve também, descansar, dormir cedo, se hidrate, coma uma dieta limpa e rica em nutrientes e acompanhe sua frequência cardíaca (alta frequência cardíaca em repouso significa que seu corpo está estressado).

Nitritos (NIT): Este não é um indicador de treinamento, mas sim uma bactéria que causa infecções do trato urinário, que são muito comuns em mulheres. Se você tiver um resultado positivo no teste, consulte seu médico; você provavelmente tem uma UTI.

Urobilinogênio (URO): Este é um indicador da função hepática. Normalmente não significa nada para fins práticos imediatos ou de treinamento. Mas, novamente, é bom saber, já que se os valores estiverem altos talvez seja bom ir ao médico verificar a função hepática. 

Proteína (PRO): A proteína normalmente não é encontrada na urina, então se der  amarelo indica um resultado normal do teste (sem proteína na urina). Qualquer verde significa presença de proteínas na urina. Este teste deve ser normal nas poucas horas após o exercício. Se você ainda obter um resultado positivo, ou verde na manhã seguinte ao seu treinamento, isso significa que você não está adequadamente recuperada. Hidrate e aumente sua ingestão de proteína ao longo do dia. Em termos de exercício foque em uma atividade aeróbica leve ou exercícios de recuperação ativa, yoga restaurativa, alongamentos para melhorar o fluxo sanguíneo e facilitar a recuperação.

pH: Este marcador indica o quão ácida é a sua urina. Eu não presto muita atenção aqui. E o pH normal da urina é ligeiramente ácido pela manhã (pH = 6,5 a 7,0), geralmente se tornando mais alcalino (pH = 7,5 a 8,0) à noite. Você pode observar que seu ph aumenta por até 2 horas após o exercício, mas esse aumento está diretamente relacionado à quantidade de lactato produzido durante o exercício (espere ver um aumento maior após o exercício anaeróbico).

Mas se o resultado for super baixo ou super alto de forma consistente, pode ser um problema , e algo para você conversar com seu médico.

Sangue (BLO): Quaisquer manchas verdes ou coloridas dentro de 60 segundos indicam a presença de hemoglobina ou sangue na sua urina. Do ponto de vista do treinamento, isso significa que você tem danos musculares e celulares, então você precisa realmente pegar leve e reavaliar o treino. 

As mulheres podem ver o desenvolvimento da cor verde nos 2 a 3 dias antes da menstruação, pois traços de sangue já podem aparecer na urina antes de serem visíveis a olho nu. Este teste pode ser útil para acompanhar seu ciclo menstrual.

Gravidade específica (SG): Esta é a chave para o status de hidratação. A água destilada fica em 1.000. A água corporal normal em humanos é de 1,005 a 1,020. Quando você se aproxima de 1,025, isso indica hipoidratação ou baixa água corporal (abaixo 1% de água corporal). Maior que 1,028 indica desidratação. 

Cetonas (KET): Estes são o produto final da quebra excessiva de ácidos graxos e geralmente não estão presentes na urina numa dieta normal. Um resultado positivo no teste pode significar duas coisas: um que você não comendo carboidratos suficientes (intencionalmente ou não, ou seja comum numa dieta carnívora ou cetogênica, e tudo bem!) ou você depende muito de gordura como fonte de combustível em descanso. As cetonas em geral ficam estáveis durante o treinamento, pois você está usando gordura como combustível. No entanto, um resultado roxo escuro significa que você talvez precise adicionar um pouco mais de carboidratos na sua dieta ou pré treino, caso contrário, você corre o risco de não colher seus benefícios potenciais ou não se recuperar bem.

Bilirubina (BIL): Este não é um indicador de treinamento, mas é outro marcador importante da função hepática. Geralmente não é encontrado na urina, mas um resultado positivo no teste pode indicar problemas no fígado ou na vesícula biliar.

Glicose (GLU): Um marcador de açúcar na sua urina, que não deveria estar lá. Não significa nada em termos de treinamento ou recuperação, mas se sua leitura estiver alta, pode indicar diabetes, síndrome metabólica ou gravidez.

Pesquisas:

Dysnatremia among runners in a half marathon performed under warm and humid conditions – PMC

 

Procurando por um episódio ou tópico?

PESQUISE AQUI NOS EPISÓDIOS DE PODCASTS

Assine minha Newsletter

Entrar na Tribo > Home