A química cerebral impacta diretamente e pode definir nossa percepção de felicidade.
Esse é o quinto episódio sobre a neurociência da felicidade que começou no episódio 29.
Nessa série eu estou falando de neurotransmissores e hoje vou falar do que pode estar acontecendo no seu cérebro que está te deixando meio bla, meio deprê e o que podemos fazer para melhorar.
O tipo de depressão onde as catecolaminas estão baixas é um pouco diferente de quando estamos baixas em serotonina.
Se a baixa de serotonina se parece que uma nuvem negra estacionou na sua cabeça e te faz negativa, obsessiva, irritada, insone ou ansiosa. A falta de neurotransmissores do grupo das catecolaminas tira a motivação, tira a excitação pela vida, ou o impulso ou a vontade de viver, de conquistar sonhos e também afeta nossa capacidade de foco e concentração. ao invés de falta de sono, às vezes a deficiência de catecolaminas faz você dormir demais ou ter muita dificuldade de sair da cama e encarar a vida.
Ao invés de obsessiva, nada parece te motivar e você não consegue nem obsessivar porque lhe falta foco e concentração. ao invés de emocionalmente agitada você não sente muito nada. Ao invés de ficar irritada com as pessoas ou chateada, você está apática sem forças nem vontade nem de reagir ou brigar, é como se o mundo perdesse a cor.
Pesquisas:
Anti-thyroid isoflavones from soybean: isolation, characterization, and mechanisms of action
The Biochemical Basis of Neuropharmacology: 9780195140088
Tyrosine loading enhances catecholamine excretion by rats
Tyrosine for depression: a double-blind trial – ScienceDirect